quarta-feira

Novena em sufrágio pelas almas do purgatório


Novena em sufrágio pelas almas do purgatório

Reza-se o Sinal da Cruz.
Ato de Contrição
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem, etc.

Oração para todos os dias da novena.
Ó Pai Eterno! Pai amantíssimo, Pai Clementíssimo, que impelido pela Vossa misericórdia, amastes o homem até o ponto de por ele sacrificar o Vosso Filho unigénito para que todos os que neles crêem não pereçam, mas vivam vida eterna, permitireis que sofram por muito tempo no purgatório essas almas queridas, filhas vossas e esposas de Jesus Cristo, que as redimiu com o seu Sangue? Tende piedade dessas aflitas prisioneiras, e libertai-as de suas penas e tormentos. Compadecei-Vos igualmente de minha pobre alma, libertando-a do cativeiro do pecado. E se a Vossa justiça não satisfeita ainda, pede reparação pelas culpas que em vida cometeram, ofereço-Vos todos os actos bons que eu faça durante esta novena. Ah! Nada ou muito pouco valem, é verdade; mas eu vo-los apresento unidos aos merecimentos de Jesus, as dores de sua Mãe Santíssima, e as virtudes heróicas, de quantas almas justas tem vivido no mundo. Compadecei-Vos assim dos vivos como dos mortos, e concedei-nos a todos a graça de gozar um dia de vossa misericórdia no Céu. Amém.

Peçamos agora a Jesus e a sua Mãe santíssima por todas as almas do purgatório particularmente pelas de nossos parentes, benfeitores, amigos e inimigos, e por quem temos obrigação de pedir. Não esqueçamos que quanto fizermos para aliviar as suas penas redundará em proveito nosso. Ofereçamos a Deus em seu favor as seguintes:

Súplicas
A Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, pelas dores de sua paixão, tenha misericórdia das almas do purgatório.

Ó dulcíssimo Jesus! Pelo suor de sangue que derramaste no horto de gethsemani - tende piedade das almas do purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus! Pelas dores da Vossa crudelíssima flagelação - tende piedade das almas do purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus! Pelas dores da vossa coroação de espinhos - tende piedade das almas do purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus! Pelas dores que padecestes levando até o calvário a cruz as costas - tende piedade das almas do purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus! Pelas dores da vossa acerbíssima agonia na cruz - tende piedade das almas do purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus! Pela imensa dor que padecestes ao separar-se Vossa alma do corpo - tende piedade das almas do purgatório.

Cinco Pai Nossos e Ave Maria pela almas que sofrem mais.
Recomendemo-nos enfim todos as almas do purgatório, dizendo:
Ó almas benditas! Já que por vós temos intercedido, vós que tão amadas sois do Senhor, e que tendes a certeza de ou não poder em tempo algum perder, rogai-lhe por nós que nos vemos ainda no perigo de nos condenarmos e perder a Deus para sempre.

Ó Deus, criador e Redentor de todos os fiéis! Concedei as almas de vossos servos e servas que penam no purgatório, sobre tudo a alma de (N.); o perdão de toda a pena temporal de vida aos seus pecados, afim de que, mediante as humildes súplicas que em seu favor vos dirigimos, e alcancem quanto antes a tão desejada remissão da culpa. Nós Vo-lo pedimos por Jesus, Nosso Senhor. Amém.

Fonte: Texto retirado do livro: "Jardim de Devoção para os bons Cristãos" por Santo Afonso Maria de Ligório.

Sem comentários:

Enviar um comentário