quinta-feira

Como foi encontrada a Santa Imagem de Nossa Senhora Aparecida


Como foi encontrada a Santa Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Um antigo manuscrito, que se guarda no arquivo da Basílica, e que é do punho do então vigário de Guaratinguetá, Padre José Alves de Vilela, sendo o original anterior ao ano de 1743, narra o encontro da Imagem do modo seguinte:

" Em fins de setembro ou princípios de outubro de 1717, passando por esta vila de Guaratinguetá para as Minas o Governador delas e de São Paulo, o Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, foram notificados pela Câmara os pescadores, para apresentarem todo o peixe que pudessem haver para o dito governador.

Entre muitos foram a pescar Domingos Garcia João Alves e Philippe Pedroso, em suas canoas.

E principiando a lançar suas redes no porto de José Correia Leite, continuaram até o porto de Itaguassú, distancia baste grande, sem tirar peixe algum.

E lançando neste porto João Alves a sua rede de arrasto, tirou o corpo da Imagem, sem a cabeça: e lançando mais abaixo outra vez a rede tirou a cabeça da Imagem.

Guardou esta imagem em um pano, e continuaram a pescaria, que dali por diante foi tão copiosa, que temeram naufragar de tantos peixes e ficaram admirados com o sucesso.

Philippe Pedro conservou esta imagem por seis anos, pouco mais ou menos, em sua casa, perto a Lourenço de Sá; e passando para a Ponte Alta, ali a conservou em sua casa, nove anos.

Daqui se passou a morar em Itaguassú onde deu a Imagem a seu filho Athanásio Pedroso, o qual lhe fez um oratório, e em um altar colocou a Senhora, onde todos os sábados se juntava a vizinhança para rezar o terço e outras santas devoções.

Em uma destas ocasiões se apagaram duas luzes de cera repentinamente, e se viram acessas sem que ninguém as tocasse, foi este o primeiro prodígio.

Vários milagres ocorreram, até que os devotos edificassem uma capelinha.

A benção desta primeira capela foi realizada a 26 de junho de 1745 pelo Padre Vilela, com licença do Bispo do Rio de Janeiro, D. Fr. João da Cruz.

Neste mesmo dia, festa da gloriosa Santa Ana mãe de Nossa Senhora se celebrou a primeira Missa.

A antiga igreja começou a ser construída em 1846 e ficaram as obras suspensas até 1878.

Em dezembro de 1888 no dia 8, festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi este templo solenemente bento pelo Exmo. Revmo, Sr, Lino Rodrigues de Carvalho, Bispo de São Paulo.

Em 1894 no dia 24 de outubro, chegaram os primeiros Padres Redentoristas como capelães e missionários de Nossa Senhora Aparecida.

Padroeira do Brasil


Aos 16 de junho de 1930 o santo Padre Pio XI declarava e proclamava Nossa Senhora Aparecida Padroeira da Nação brasileira, diante de Deus.


Privilégios da Basílica Nacional

O Santo Padre Pio XI concedeu em 1925 à Basílica de Aparecida e aos fiéis que a visitam, os seguintes privilégios:

Os fiéis podem recebendo os Sacramentos da Confissão e Comunhão, ganhar indulgência plenária na Basílica:

1. Nas festas principais de Nossa Senhora Aparecida: dias 7 e 8 de setembro e 8 de dezembro.

2. Uma vez ao ano, quando vem em romaria à Basílica e aí rezarem seis Pai-Nossos, Ave-Marias e Glória ao Pai.

3. Em um dia a sua escolha nos meses de setembro e outubro.


Faça sua oração e pedido no Altar Virtual de Nossa Senhora Aparecida


Sem comentários:

Enviar um comentário